top of page
GEOMARKETING
Geolocalize, conecte,
cresça, otimize e conquiste
A solução da equação demanda x concorrência x ponto de venda passa obrigatoriamente pelo correto dimensionamento das áreas de influência, ou seja, a região onde se dá a relação compra-venda. Esta etapa do processo analítico é fundamental e para executá-la é imprescindível experiência e conhecimento dos mercados.
Nossa equipe tem vasta experiência e vivência em levantamentos de campo, um diferencial que aproxima a teoria da prática.
O risco do amadorismo
A definição incorreta de áreas de influência pode gerar graves consequências para o cliente, como a eventual perda de oportunidades, ou então, o superdimensionamento do mercado que pode acarretar em investimentos sem retorno (vacância).
Ou seja, delimitar áreas de influência é tarefa para analistas experientes com vivência prática das realidades dos mercados.
Venha para a China Geomarketing
SOLUÇÕES
Estudando localização
Um bom ponto de venda de comércio/serviços deve, necessariamente, combinar os três fatores mercadológicos determinantes do seu sucesso operacional.
-
Demanda de mercado – potencial de consumo – quantitativo e qualitativo, segmentado por tipo – busca do público alvo
-
Concorrência – porte, localização e atratividade dos competidores em operação – qualidade e padrão operacional
-
Localização – posicionamento estratégico, mais acessível e conveniente aos consumidores – redução dos efeitos da concorrência
-
Localização – onde não se pode errar
O erro na localização do ponto de venda praticamente não permite correções. Com os pontos comerciais cada vez mais caros e escassos, um equívoco na localização significará, fatalmente, perda de tempo, dinheiro e desgaste de imagem.
Áreas de Influência e indicações
dos pontos
Área de influência é o território (mercado) onde se efetiva a relação de compra e venda de produtos e/ou serviços.
Salvo exceções, produtos/serviços muito específicos como, por exemplo lazer, via de regra tem limites de abrangência determinados por fatores geográficos inerentes à qualidade do ponto.
Os principais são:
-
Qualidade dos acessos
-
Barreiras de acesso – físicas e/ou naturais
-
Hábitos de deslocamentos
-
Topografia
-
Densidade demográfica
-
Perfil ocupacional do entorno
-
Oferta de transporte
-
Polarização – outros fatores de atratividade
-
Visibilidade
-
Compatibilidade com a vizinhança
Os estudos de rede de atendimento identificam sobreposições e vazios de cobertura e devem obrigatoriamente considerar dois fatores internos:
-
Posicionamento dos pontos em operação e futuros
-
Concentração dos clientes/vendas
O conhecimento profundo do perfil de atratividade de cada ponto em operação e a avaliação dos seus desempenhos possibilita estabelecer analogias e inferências sobre o desempenho de pontos/mercados indicados para estudo.
bottom of page